Este artigo informa como diagnosticar e testar transmissão configurações de rede TCP / IP Control Protocol/Internet Protocol () ou NetBIOS. Ele também informa como usar as ferramentas de diagnósticos mais comuns e fornece técnicas de análise de rede básica.
A configuração do computador
Se você quiser solucionar um problema de rede TCP / IP, verifique primeiro a configuração de TCP / IP do computador que está apresentando o problema.
Para exibir a configuração de TCP / IP usando a ferramenta Ipconfig.exe
1. Clique em Iniciar , clique em Executar , digite cmd na caixa Abrir e pressione ENTER.
2. No prompt de comando, digite ipconfig e pressione ENTER. Esse comando retorna do computador DNS sufixo, IP endereço, máscara de sub-rede e gateway padrão.
3. Se você precisar obter mais informações e deseja exibir um relatório de configuração detalhado, digite ipconfig/all no prompt de comando e, em seguida, pressione ENTER.
4. Confirme que seu computador possui as configurações apropriadas para servidores de nome de domínio (DNS) e Windows Internet Name Service (WINS), um endereço IP disponível, a máscara de sub-rede correta, o gateway padrão correto e o nome de host correto.
Observação: Para ver opções adicionais da ferramenta Ipconfig.exe, digite ipconfig /? No prompt de comando.
Para exibir informações sobre a conexão, usando a ferramenta Nbtstat.exe
NetBIOS sobre TCP / IP (NetBT) resolve nomes NetBIOS para o IP endereços. TCP / IP oferece muitas opções para resolução de nomes NETBIOS, inclusive pesquisa de cachê local, consulta ao servidor WINS, difusão, consulta ao servidor DNS e pesquisa LMHOSTS e HOSTS.
Nbtstat.exe é uma ferramenta útil para solucionar problemas de resolução de nome NetBIOS. Você pode usar o comando NBTSTAT para remover ou corrigir entradas pré-carregadas. Para usar o comando NBTSTAT:
• Para listar a tabela de NETBIOS do computador local, digite nbtstat – n no prompt de comando e pressione ENTER. Esse comando retorna a tabela de nomes locais NETBIOS. Ele indica se cada nome é um nome exclusivo ou um nome de grupo e se o nome é registrado ou registrado na rede.
• Listar o conteúdo de cachê de nomes NETBIOS, digite nbtstat – c no prompt de comando e pressione ENTER. Este comando exibe o cachê de nomes NETBIOS, que contém mapeamentos de nome –para – endereço para outros computadores.
• Para limpar o conteúdo do cachê de nomes e recarregá-lo do arquivo LMHOSTS, digite nbtstat -R no prompt de comando e, em seguida, pressione ENTER.
Observação : Certifique-se de que você use um “R” maiúsculo.
• Para exibir a tabela de nomes de um computador remoto, digite nbtstat – a RemoteComputerName no prompt de comando e pressione ENTER, no qual RemoteComputerName é o nome de computador NetBIOS do computador remoto. O comando de status do adaptador retorna a tabela de nomes NETBIOS local para esse computador e o endereço de MAC do adaptador de rede.
• Para exibir uma lista de conexões de cliente e servidor, digite nbtstat -s no prompt de comando e pressione ENTER. Esse comando lista as sessões NETBIOS atuais e seus status, incluindo estatísticas, como mostrado no exemplo a seguir.
NetBIOS Connection Table
Local Name State In/Out Remote Host Input Output
——————————————————————
DAVEMAC1 <00> Connected Out CNSSUP1<20> 6MB 5MB
DAVEMAC1 <00> Connected Out CNSPRINT<20> 108KB 116KB
DAVEMAC1 <00> Connected Out CNSSRC1<20> 299KB 19KB
DAVEMAC1 <00> Connected Out STH2NT<20> 324KB 19KB
DAVEMAC1 <03> Listening
Observação: Para ver opções adicionais da ferramenta Nbtstat.exe, digite nbtstat /? no prompt de comando.
Testando conexões com servidores remotos
Se você não pode se conectar a um servidor remoto, há duas ferramentas comuns que você pode usar. Use o comando PING para verificar se um computador host pode se conectar ao TCP / IP rede e recursos de rede. Use o comando TRACERT para examinar a rota seguida para um destino.
Para testar conexões usando PING
Você pode usar o comando de PING como uma ferramenta de solução de problemas para testar seqüencialmente a conectividade com diversos recursos de rede. Executar ” ping ” um host de rede diretamente:
1. Clique em Iniciar , clique em Executar , digite cmd na caixa Abrir e pressione ENTER.
2. Digite um das seguintes linhas e pressione ENTER, onde IPAddressOfRemoteNetworkHost é o endereço IP do computador que você deseja se conectar, e HostName é o nome do computador que você deseja se conectar:
o ping IPAddressOfRemoteNetworkHost
Por exemplo, efetue ping 192.168.104 .
o ping HostName
Por exemplo, www.microsoft.com de ping .
3. Na janela do prompt de comando, procure uma resposta que pode parecer semelhante à seguinte:
Resposta de 192.168.1.104: bytes = 32 time = 40ms TTL = 61
Resposta de 192.168.1.104: bytes = 32 time = 40ms TTL = 61
Resposta de 192.168.1.104: bytes = 32 time = 40ms TTL = 61
Resposta de 192.168.1.104: bytes = 32 time = 40ms TTL = 61
Se você receber uma resposta semelhante, o servidor está disponível na rede. Se você não puder contatar o recurso, você pode solucionar a conexão usando o comando PING para testar a conectividade com diversos recursos de rede:
a. Efetue ping no endereço de auto-retorno para verificar que o TCP / IP está instalado e funcionando corretamente no computador local. Para fazer isso, digite ping 127.0.0.1 .
b. Faça o ping o endereço IP do computador local para verificar se ele foi adicionado à rede corretamente.
c. Executar ping o endereço IP do gateway padrão para verificar se o gateway está funcionando e é possível se conectar a um host local na rede local. Você pode obter o endereço IP do gateway padrão local usando o comando IPCONFIG .
d. Faça o ping o endereço IP de outro host remoto para verificar se você pode se comunicar através de um roteador.
Observação: Para ver opções adicionais da ferramenta Ping.exe, digite ping /? no prompt de comando.
Para testar conexões, usando Tracert.exe
Tracert.exe é um utilitário de rastreamento de rota que você pode usar para determinar o caminho de rede para um destino. O comando TRACERT mostra a série de roteadores IP que são usados para entregar pacotes do seu computador para o destino e mostra quanto tempo demora para cada salto. Se pacotes não podem alcançar o destino, o comando TRACERT retorna o nome do último roteador que encaminhou com êxito os pacotes. Para determinar o caminho que um pacote assume na rede e onde esse caminho pode estar terminando:
1. Clique em Iniciar , clique em Executar ,
digite cmd na caixa Abrir e pressione ENTER.
2. No prompt de comando, digite tracert IPAddressOfRemoteNetworkHost e pressione ENTER, onde IPAddressOfRemoteNetworkHost é o endereço IP do host de rede remoto.
3. Examine os resultados que aparecem na janela para determinar o comprimento de tempo que o pacote levou para alcançar cada segmento de rede e o ponto em que a conexão pode parar de funcionar.
Observação: Para ver opções adicionais da ferramenta Tracert.exe, digite tracert /? no prompt de comando.
Para testar conexões usando o comando NET VIEW
1. Clique em Iniciar , clique em Executar , digite cmd na caixa Abrir e pressione ENTER.
2. No prompt de comando, digite net exibição \ NomeDoComputador , e então pressione ENTER, onde NomeDoComputador é o nome do computador que você deseja se conectar.
Uma lista do arquivo e impressão compartilhamentos no computador é gerada estabelecendo uma conexão NetBIOS temporária.
o Se não houver não compartilhamentos de arquivo ou impressão disponíveis no computador especificado, você recebe uma mensagem ” estão sem entradas na lista”.
o Se o NET VIEW \ NomeDoComputador comando não funcionar e você receber um erro “Erro de sistema ocorreu” da mensagem, execute essas etapas:
a. Verifique se você digitou o nome correto do computador remoto.
b. Verifique se o computador está operacional.
c. Verifique se que o computador está executando o compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft serviço.
d. Use o comando PING para verificar se todos os os gateways (roteadores) entre o computador local e o host remoto estão operacionais.
Se o NET VIEW \ NomeDoComputador comando não funciona, tipo net exibição \ IPAddressOfRemoteComputer , e, em seguida, pressione ENTER.
Se o comando NET VIEW \IPAddressOfRemoteComputer funcionar, mas o NET VIEW \ NomeDoComputador comando não funciona, o nome do computador pode estar resolvendo para o endereço incorreto.
Observação: Para ver opções adicionais da ferramenta NET View, digite net modo de exibição /? no prompt de comando.
Solução de problemas
Esta seção descreve alguns dos problemas que você pode enfrentar e informa como solucionar problemas-los.
EU entrar em contato pode com um recurso de rede diretamente, mas se eu executar “ping” o recurso, ele sempre retorna “esgotada de requisição”
Muitas organizações bloqueiam o retorno de pacotes ICMP (ping) como uma medida de segurança. Como resultado, se você tentar efetuar ping um recurso, você não pode receber uma resposta à mensagem PING ou TRACERT.
Eu pode executar ping em um recurso por seu endereço IP, mas não é possível executar ” ping ” IT por nome
Se você entrar em contato pode com um recurso pelo usando seu endereço IP mas uma mensagem PING para o nome do host não funciona, o problema pode ser causado por uma falha de resolução de nome, em vez de por conectividade de rede. Certifique-se que o computador é configurado com as entradas DNS ou WINS corretas e se os servidores DNS ou WINS estão disponíveis.
________________________________________
A informação contida neste artigo aplica-se a:
•Microsoft Windows Server 2003, Datacenter Edition (32-bit x86)
•Microsoft Windows Server 2003, Enterprise Edition (32-bit x86)
•Microsoft Windows Server 2003, Standard Edition (32-bit x86)
•Microsoft Windows Server 2003, Web Edition
•Microsoft Windows Server 2003, 64-Bit Datacenter Edition
•Microsoft Windows Server 2003, Enterprise x64 Edition
•Microsoft Windows Small Business Server 2003 Standard Edition
•Microsoft Windows Small Business Server 2003 Premium Edition
•Microsoft Windows XP All 32x 64x 86x