Hoje com o facil acesso a internet em qualquer dispositivo, ficamos preocupados com que tipo de informação podem ser acessadas pelos nossos pequenos.
Com um caso recente de um cliente, consegui achar um solução facil e gratuita que resolver acressentado uma uma segunda ferramenta que é muito usada em qualquer equipamento que se conecte uma rede de internet.
Nessa solução vamos alterar o DNS da sua rede para um DNS que faz essa inspeção e. o bloqueio desse conteúdo.
DNS é um serviço nativo em qualquer dispositivo e tem como função registrar e localizar cada servidor presente na internet com endereços fisicos e apresenta-los com endereços amigaveis para que possamos acessar facilmente, por exemplo, o endereço fisico do site de pesquisa da Google é 172.217.30.163, mas com a ajuda do DNS ele amarrar esse endereço fisico no “www.google.com.br”, isso ocorre porque o cerebro humano tem mais facilidade em guardar uma sequencia de palavras.
Imagina se você tenta-se guarda todos o sites que você acessa pelo endereço fisico.
O DNS que vamos usar para que você tenha essa proteção de acesso, são de uma das empresas que fazem a gestão desses registros chamada de OpenDNS, muito conhecida no mundo de TI pelo excelente serviço, a OpenDNS lançou o Family Security, que consiste em 2 DNS’s que bloqueiam o acesso a sites com contéudo voltados a pornografia, violencia, drogas e outros que são considerados como nocivos para as crianças.
Veja no manual que preparei fazendo essa alteração no Microsoft Windows 10, mas o mesmo conceito pode ser aplicado a qualquer sistema operacional ou até mesmo dentro do roteador principal, assim como fiz no video com meu roteador da Vivo Fibra.
Usaremos o IP dos seguintes serviços DNS’s
Servidor DNS preferencial: 208.67.222.123 Servidor DNS alternativo: 208.67.220.123