logo

publicado em:13/01/21 11:19 AM por: Raphael Maria Apple MacOS XArtigosLinuxMicrosoftServidoresSistemas OperacionaisSoftwares

Olá caros seguidores.
Hoje trago a pauta um assunto que sempre esta no ar, essa duvida que paira sobre as nossas cabeças assim como as verdadeiras certezas em nossa vida.

Todos os dias em nosso ambiente de trabalho ou nosso lar temos duvidas de qualquer seria a forma de deixar nossas maquinas mais rapidas para uso.

Como primeiro sintoma sempre atacamos primeiro o hardware, mas com o devido estudo podemos chegar a real fonte de problema, o SISTEMA operacional.

Sendo assim vou compartilhar minha visão e experiência que adquiri com esses anos de suporte e estudo de melhorias para os momentos de necessidade separando em 2 ambientes uso pessoal e uso profissional.

Para uso domiciliar, do lar e pessoal, recomendo o uso dependendo da necessidade.

Bem, se você é um tipo de pessoa que somente utiliza esporadicamente o seu OS para acesso a internet, digita de trabalhos escolares ou até para recursos multimidia (video e musica).
Eu recomento o uso dos seguinte sistema em seus cenários:

Windows 7 PROFESSIONAL: se você possui um disco mecânico, pode dar preferencia a esta versão mesmo não tendo o “suporte” pela Microsoft.
recomendamos devido a uma função que foi implatanda a parte da versão 8 do Windows, onde ele executa consultas constantes no disco, deixado o mesmo sempre em 100%, mesmo quando vc não esta fazendo nada.
Por favor não usem a versão ULTIMATE, ele possui recursos em excesso que causam lentidão na maquina além de ser o mais inseguro por ser o que possui o maior número de chaves ilegalizadas.

Windows 10 Pro: Pulei o Windows 8, ele não merece atenção. recomendo a utilização desta versão se você possui um SSD de no minimo 120 GB, isso é o suficiente para rodar e atualizar o Windows e os softwares básicos.
Também recomendo o uso dele para empresas, hoje a Microsoft é a número 1 em segurança por conta do Windows Defender que vem junto com suas plataformas.

Para linha Empresas ou a Business:

Servidores:

Depende sempre da pergunta “Para que você quer e o que vai fazer?”
Eu atualmente, na data deste artigo, sou o “administrador plus alpha senior” de um produtora (é porque só tem eu mesmo). E atualmente 92% do meu parque de servidores é montando em cima de Linux.
Esses servidores são responsaveis por:
-Storage de Disco para disponibilizar pastas compartilhadas.
-Serviços como Zabbix (eu queria virtualizar, mas…), Grafanna, SSO, LDAP e etc.
-Maquinas de Produção que editam videos e tals.

Sendo assim eu coloquei o seguinte padrão, para a vida aqui, até que eu possa me atualizar e atualizar as coisas aqui sem mexer no bolso do povo.
Para servidores que precisão de pastas compartilhadas, tipo um file server:
CentOS 7.7 e 8 são otimos pois é mais facil para configurar sem ter que fazer copilação, seja para AFP (Protocolo MacOS), SMB ou NFS.
Para servidores que rodaram serviços como Zabbix, Grafanna, Apache, sempre optei pela familia Debian ou Ubuntu (no final vai dar a mesma coisas), mas esses sistemas parecem serem bem mais otimizados para execução de tarefas, você vai percebe quando fazer uma instalação de aplicativos.

Para servidores de autenticação, sem duvida, sem qualquer duvidas mesmo, invistam em um Windows Server, sim ele faz o papel do LDAP, sendo a unica plataforma que integra os 3 tipos de Sistemas Operacionas do mercado (Linux, Windows e MacOS) em uma unica ferramenta de autenticação (ldap e Freeipa é legal, mas você se lasca porque conteúdo sobre eles é diverso com varias maneiras de fazer).
Ou você pode jogar tudo isso fora e assinar um plano da Jump Cloud, um sistema pratico e diversificado para controle de users, aplicacao de politicas e inventário.



A última modificação foi feita em:Agosto 30th, 2021 as 3:09 am




Comentários



plugins premium WordPress