Este artigo é para você, que antes de recorrer a ferramentas pagas, sempre cogita fazer um teste com ferramentas gratuitas.
Hoje quero compartilhar algumas ferramentas que descobri durante minha estadia como SysAdmin, nessa época eu tinha a total abertura para investir em ferramentas open source no ambiente e explorar todas as suas funcionalidades e comparar com as consideradas com ranking mais algo de mercado.
Eu vou citar nesse artigo, algumas ferramentas, um breve comentário da minha experiência com elas e o link para você poder consultar mais informações.
Substituto do Slack
Empresa 100% brasileira, tem sede no sul do Brasil, a ferramenta é a mais próxima para substituição do Slack em questão de custos e algumas funcionalidades, porém a diferença que você pode ter 2 formas de instância:
SaaS: hospedado em nuvem e gerenciado pela equipe da Rocket.chat com um custo para manter o ambiente.
Self-Managed: fornecendo a instalação por conta do TI da empresa, com liberação 100% da capacidade que oferece a ferramenta, ainda conta com apoio da comunidade ou contratação da equipe de suporte com mais um pacote de melhorias monitoradas com um custo que é inferior ao preço do Slack.
A empresa tem uma pontuação ótima, ao mesmo nível da Rocket.Chat, porém ela entrega uma visão ser voltada mais para empresas, ou seja, ao mundo corporativo, acessando sua página ela mostra um pegada muito parecida com o Slack, mas tem algumas particularidades.
Substituto ao Github
Para essa ferramenta temos 2 opções, mas o espanto é o resultado das nossas pesquisas mostram que o Gitlab é um dos candidatos para substituição, mas não a primeira opção.
–Gogs
Olhando à primeira vista, é um clone do Github, menus e a forma de navegar são bem-parecidos.
Avaliado como uma segunda opção e também a mais conhecida.
Substituto ao Zoom
Plataforma de videoconferência gratuita e instantânea, com uma variedade de ferramentas, eu costumo usar para reuniões mais particulares e pontuais, mas em teste a ferramenta possibilita a utilização tanto em SaaS e Self-Managed, onde você pode instalar um servidor Ubuntu e executar uma instância particular oferecendo criptografia de ponta-a-ponta, aceitando até 100 participantes, compartilhamentos simultâneo de tela e controle de tela do usuário (remote controle).
Substituto do 1 Passwords
Substitui o 1 Passwords, LastPass e outros, de forma local, sem contato com a internet.
As boas práticas orientam para guardarem o arquivo que ele gera, sempre em um repositório na nuvem, como Google Drive, Microsoft Onedrive e outros.
Substituto Amazon S3
Substituto Zapier
–n8n
Quando falamos em automatizar tarefas e resposta em ferramentas, sempre pensamos que precisamos desenvolver, o Zapier e o n8n vieram para quebrar essa terminologia que para integrações é preciso sempre desenvolver as ferramentas, o n8n tem uma abordagem bem visual para efetuar essas tarefa e totalmente online.
Funciona em formato Self-Managed, onde você instala localmente em uma máquina que servirá de servidor e cria os gatilhos das automações.
Mas de onde vem tudo isso?
Basicamente, tenho 4 pontos de referência, bem conhecidos, que fazem essa análise e comparação e postam para informativo com o intuito de auxiliar principalmente empresas que estão começando e não tem o capital para investir.
Open Source Builders (https://opensource.builders/)
Mostra um dashboard com a ferramenta e os candidatos que pode substituir.
AlternativeTO (https://alternativeto.net/)
Pesquise usando o nome da ferramenta que você conhece que executa o que você precisa e o site vai gerar uma lista com todos os candidatos.
Para complementar, use os 2 repositórios abaixo, que também tem bastante conteúdo: