Essa semana do dia 23/05/2015
Passei por um caso curioso.
Em estudo á algumas firmware baseadas em Linux ou Minix tive o azar de (quase) perde um roteado Linksys da serie WRT 160 N V3.
A solução encontrei após 3 dias de pesquisas, para refazer a recuperação (recovery) da firmware para qualquer Linksys, seguindo os passos abaixo:
– Colocar o ip na placa de rede 192.168.1.10/24 ou seja mascara 255.255.255.0
– Remova a fonte de alimentação de energia
– Espere de 1 á 2 segundos
– pressione o Botão de “Reset”
– Conecte a fonte de alimentação de energia
– Mantenha pressionando por 5 segundos
– Acesse o endereço “192.168.1.1”
Ao acessar, vai abri um portal informando roteador em modo seguro, solicitando a firmware para fazer upload, selecione a versão de acordo com o modelo do roteador. Aguarde ela carregar e reiniciar o roteador, disponibilizando para você reconfigurar ele novamente.
Outro métodos também podem ser adotados, utilizando TFTP e TELNET. Mas não necessitei recorrer a esses métodos.
Segue o link para download para a firmware do WRT 160 v3, pois ele não é mais fabricado e em contato com o Suporte internacional da Linksys, é informado que não possui mais os Firmwares de versões obsoletas de seus equipamentos.
A quem quiser conhecer as Firmwares baseadas em linux e Minix, que podem transformar seu roteador em central de monitoramento agregando serviços como VPN, Proxy, Trafego de Dados, e entre outro serviços os endereço das organizações que respeitam o acordo GNU está abaixo:
DD-WRT (Roteadores Linksys, TP-Link, D-Link e outros)
TOMATO
Fonte de pesquisa:
APH Networks
Comunidade Linksys (fórum Official)
Suporte Chat Linksys (Somente inglês)
Linksys Info