O Windows Server suporta os serviços da infraestrutura básica necessários para executar a sua rede. Conforme ele amadureceu, o mesmo aconteceu com as funções e recursos incluídos. O Windows Server 2008 R2 mantém e melhora os serviços de infraestrutura que sempre foram parte do Windows Server, fornecendo uma base sólida para os seus negócios. Clique em uma das funções de Infraestrutura Básica para saber mais:
Active Directory (AD)
Vários aperfeiçoamentos foram feitos nas ofertas do Active Directory dentro do Windows Server 2008 e do Windows Server 2008 R2.
• AC DS (Serviços de Domínio do Active Directory).
• AD LDS (Serviços de Diretório do Active Directory Lightweight).
• AD CS (Serviços de Certificados do Active Directory).
• AD FS (Serviços de Federação do Active Directory).
• AD RMS (Serviços de Gerenciamento de Direitos do Active Directory).
Para saber mais, visite a página de Gerenciamento de Identidades e Acesso do Windows Server 2008 R2.
Aplicações e Serviços Web
O Internet Information Services 7.5 (IIS 7.5) melhora o suporte a aplicações encontrado no IIS 6.0 e IIS 7.0 fornecendo uma plataforma para desenvolvimento de segurança reforçada e fácil de gerenciar e hospedando sites, aplicações e serviços de maneira confiável. Os aprimoramentos incluem:
• Gerenciamento mais eficiente de servidor e aplicações e serviços Web.
• Implantação/configuração mais rápida de aplicações e serviços Web em farms de servidores.
• Uma plataforma Web mais segura, dinamizada e personalizada.
• Desempenho e escalabilidade maiores de aplicações e serviços Web.
• Controle fino e visibilidade de como e quando aplicações e serviços utilizam recursos-chave do sistema operacional.
Para saber mais, visite a página do Internet Information Services.
Disponibilidade e Escalabilidade
Balanceamento de Carga de Rede (NLB)
No Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2, os aperfeiçoamentos do Balanceamento de Carga de Rede (NLB) incluem suporte a melhorias do protocolo IP versão 6 (IPv6) e Especificação da Interface do Driver de Rede (NDIS) 6.0, Instrumentação de Gerenciamento do Windows (WMI) e funcionalidade aprimorada com o Microsoft Internet Security and Acceleration (ISA) Server. Os melhoramentos incluem:
• Suporte para IPv6.
• Suporte para NDIS 6.0.
• Melhorias da WMI
• Funcionalidade Aprimorada com o ISA Server.
• Suporte para múltiplos endereços IP dedicados por nó.
Para saber mais, acesse a página de Alta Disponibilidade do Windows Server 2008 R2.
Clustering Failover
Fornecer alta disponibilidade a aplicações, serviços e dados críticos é um objetivo primário de departamentos de TI de sucesso. Quando serviços caem ou falham, a continuidade dos negócios é interrompida, o que pode resultar em prejuízos significativos. O Clustering Failover do Windows Server 2008 R2 ajuda a assegurar que suas aplicações e serviços críticos, como e-mail e aplicações de linha de negócios, fiquem disponíveis quando você precisar deles.
O Clustering Failover do Windows Server 2008 R2 pode ajudá-lo a incorporar redundância em sua rede e a eliminar pontos únicos de falha. Os aperfeiçoamentos de clusters de failover (anteriormente conhecidos como clusters de servidor) no Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 são direcionados a simplificar clusters, tornando-os mais seguros e aumentando sua estabilidade, tudo para ajudar a reduzir o tempo de inatividade, proteger contra a perda de dados e reduzir seu custo total de propriedade (TCO).
Como estão incluídos as edições de capacidade aumentada do Windows Server 2008 R2, como o Windows Server 2008 R2 Enterprise e Windows Server 2008 R2 Datacenter, os clusters de failover do Windows Server 2008 são muito mais baratos que sistemas comparáveis, que podem custar milhares de dólares. Facilidade de implantação e acessibilidade financeira tornam o Windows Server 2008 R2 uma solução de alta disponibilidade ideal para organizações de todos os tamanhos.
Para saber mais, visite a página de Clustering Failover do Windows Server 2008 R2.
Backup e Recuperação — Backup do Windows Server
O Backup do Windows Server oferece uma solução de backup e recuperação básicos para o servidor onde estiver instalado. Você também pode usar esse recurso par gerenciar backups em servidores remotos. A nova versão do Backup do Windows Server do Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 inclui vários aperfeiçoamentos sobre versões anteriores:
• Backups mais rápidos
• Restaurações simplificadas
• Recuperação simplificada de sistemas operacionais
• Capacidade de recuperar aplicativos
• Programação aprimorada
• Remoção fácil de backups fora do site para proteção contra desastres
• Administração remota
• Gerenciamento automático de uso de disco
• Suporte extensivo a linha de comando
• Suporte para mídia de DVD
• Recuperação de falhas totais de volumes de disco pelo uso de sincronização LUN
• Integração com o System Center Data Protection Manager 2007
• Suporte a ressincronização de LUN (também conhecida como reversão de LUN), que cria cópias de sombra baseadas em hardware que permitem a você recuperar um volume de uma cópia de sombra do volume.
Para saber mais, visite o site de Backup e Recuperação do Windows Server 2008.
BranchCache
O BranchCache, presente nos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2, pode aumentar a agilidade nas respostas de reação de aplicações centralizadas na rede quando acessadas em escritórios remotos, o que proporciona aos usuários desses escritórios a experiência de trabalhar em sua rede local. O BranchCache também ajuda a reduzir a utilização da WAN (wide area network – rede de longa distância).
Quando o BranchCache é habilitado, uma cópia dos dados acessados na intranet Web e nos servidores de arquivos é armazenada em cache localmente, dentro do escritório remoto. Quando outro cliente da mesma rede solicita o arquivo, ele faz o download desse arquivo a partir do cache local, sem ter que fazer o download do mesmo conteúdo pela WAN.
Para mais informações, consulte a página da Tecnologia BranchCache.
Gerenciamento e Instalação de Dispositivos
Gerenciamento e Instalação de Dispositivos é um grupo de tecnologias que dá suporte à instalação de dispositivos de hardware e ao software de driver de dispositivo que lhes permite comunicar-se com o Windows. Recursos do Windows 7 e Windows Server 2008 R2 dão a administradores a capacidade de controlar os dispositivos que podem ser instalados nos computadores que eles gerenciam.
Para saber mais, visite o TechCenter d
e Gerenciamento e Instalação de Dispositivos.
DirectAccess
O DirectAccess é um novo recurso dos sistemas operacionais Windows® 7 e Windows Server® 2008 R2 que oferece ao usuário a experiência de estar diretamente conectado à sua rede corporativa sempre que tiver acesso à Internet. Com o DirectAccess, os usuários podem acessar recursos corporativos (como servidores de e-mail, pastas compartilhadas ou sites de intranet) de maneira segura, sem conectar-se a uma VPN (virtual private network – rede privada virtual).
Para mais informações, consulte o site do DirectAccess.
Servidor de Fax
Usando um servidor de fax, você pode gerenciar recursos de fax compartilhados. Este tópico discute o que você pode fazer com um servidor de fax, seus recursos obrigatórios e opcionais e o hardware e softwares necessários para executá-los. Ele também explica como instalar a função Servidor de Fax e como abrir o Gerenciador de Serviço de Fax para trabalhar com esses servidores.
Você pode usar um servidor de fax para configurar dispositivos para permitir que usuários em sua rede enviem e recebam faxes. Em um computador executando o sistema operacional Windows Server 2008 R2, você deve instalar a função Servidor de Fax, disponível no Gerenciador de Servidor, para criar um servidor e instalar o Serviço de Fax e o Gerenciador de Serviço de Fax.
Uma vez criado o servidor de fax, você pode usá-lo para o seguinte:
• Configurar dispositivos de fax
• Gerenciar usuários
• Definir diretivas de roteamento para faxes que chegam
• Definir regras para faxes que saem para grupos de dispositivos específicos
• Definir o arquivamento de faxes enviados ou recebidos
• Configurar o registro em log para rastrear o uso de recursos de fax
Usuários do fax podem enviar, receber e gerenciar faxes usando um dispositivo de fax de rede gerenciado pelo servidor. Para saber mais, visite o TechCenter de Servidor de Fax.
Serviços de Arquivos e Impressão
Os serviços de arquivos e impressão foram aprimorados no Windows Server 2008 R2 para permitir um melhor gerenciamento de arquivos e maior suporte a impressão. O stack TCP/IP aumenta a velocidade de transferência entre o Windows Server 2008 R2 e sistemas clientes executando o Windows 7, Windows Vista e o Windows XP Service Pack 2. O DFS-R (Distributed File System for Replication – Sistema de Arquivos Distribuído para Replicação) está incluído para otimizar a carga da rede quando se trabalha com locais remotos.
A Infraestrutura de Classificação de Arquivos do Windows Server 2008 R2 fornece percepção dos dados para ajudar você a gerenciá-los com mais eficiência, reduzir custos e atenuar riscos ao fornecer uma solução embutida para classificação de arquivos, permitindo a administradores automatizar processos manuais com diretivas pré-definidas baseadas no valor de negócios dos dados.
O Windows Server 2008 R2 também inclui o snap-in PMC (Print Management Console – Console de Gerenciamento de Impressão) do MMC (Microsoft Management Console – Console de Gerenciamento Microsoft), que permite instalar, exibir e gerenciar todas as impressoras em sua organização de qualquer computador que execute os sistemas operacionais Windows Server 2003 R2, Windows 7, Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2. O subsistema de impressão inclui uma nova arquitetura que fornece aos usuários melhor desempenho de impressora e de servidor de impressão e oferece uma nova base para aplicações futuras.
Para saber mais, visite a página de Clustering Failover do Windows Server 2008.
Diretiva de Grupo
Diretiva de Grupo é uma infraestrutura usada para distribuir e aplicar uma ou mais configurações ou definições de diretivas desejadas para um conjunto de usuários e computadores dentro de um ambiente do Active Directory. Essa infraestrutura consiste em um mecanismo de Diretiva de Grupo e várias extensões do lado do cliente (CSEs) responsáveis por gravar definições de diretivas específicas em computadores clientes alvo.
• Console de Gerenciamento de Diretiva de Grupo
O Console de Gerenciamento de Diretiva de Grupo (GPMC) é um snap-in programável do MMC, que fornece uma única ferramenta administrativa para gerenciar Diretivas de Grupo por toda a empresa. O GPMC é a ferramenta padrão para gerenciar Diretivas de Grupo. Baixar o GPMC.
• Conjunto Resultante de Diretivas
Você pode usar o snap-in Conjunto Resultante de Diretivas (RSoP) para criar relatórios detalhados sobre definições de diretivas aplicadas de duas maneiras: modo de log e de planejamento. O modo de log exibe definições de diretivas aplicadas a computadores ou usuários que tenham feito logon. O modo de planejamento simula definições de diretivas que serão aplicadas a um computador ou usuário, ou você pode usar o modo de planejamento para verificar definições de diretivas atribuídas a um computador que não está disponível no momento ou a um usuário que não tenha feito logon no momento. Para mais informações sobre o snap-in RSoP, consulte Use o Snap-in RSoP.
• Editor de Diretiva de Grupo Local
O Editor de Diretiva de Grupo Local é um snap-in do MMC que oferece uma única interface de usuário através da qual todas as configurações de Objetos de Diretiva de Grupo (GPOs) Local podem ser gerenciadas. Saiba mais sobre o Editor de Diretiva de Grupo Local.
• Cmdlets do Windows PowerShell para Diretivas de Grupo
A capacidade de gerenciar Diretivas de Grupo com uma linha de comando do Windows PowerShell e executar scripts do Windows PowerShell durante o logon e inicialização
• Preferências de Diretivas de Grupo
Tipos adicionais de itens de preferência
• Objetos de Diretivas de Grupo de Início
Melhorias nos GPOs de Início
• Configurações de Modelo Administrativo
Melhor interface de usuário e configurações de diretivas adicionais
Para mais informações, consulte o TechCenter de Diretivas de Grupo.
Hyper-V
O Hyper-V fornece infraestrutura de software e ferramentas básicas de gerenciamento no Windows Server 2008 R2 que você pode usar para criar e gerenciar um ambiente de computação de servidor virtualizado. Esse ambiente virtualizado pode ser usado para tratar de uma variedade de objetivos de negócios voltados para melhorar a eficiência e reduzir custos. Por exemplo, um ambiente de servidor virtualizado pode ajudá-lo a:
• Reduzir custos de operação e manutenção de servidores físicos através do aumento de sua utilização de hardware. Você pode reduzir a quantidade de hardware necessária para executar suas cargas de trabalho de servidor.
• Aumentar a eficiência de desenvolvimento e testes pela redução do tempo necessário para configurar hardware e software e reproduzir ambientes de teste.
• Melhorar a disponibilidade de servidores sem usar tantos computadores físicos quanto precisaria em uma configuração de failover que somente com computadores físicos.
Para mais informações sobre o Hyper-V, consulte o site de Virtualização com Hyper-V.
Potencialização de Arquiteturas Sofisticadas de CPU
O Windows Server 2008 R2 é o primeiro sistema operacional Windows oferecido somente para processadores 64 bits. Com a dificuldade dos clientes em comprar uma CPU de servidor 32 bits por mais de
dois anos, as vantagens de desempenho e confiabilidade de passar para essa arquitetura eram benéficas demais para ignorar. Além disso, o Windows Server 2008 R2 agora suporta até 256 núcleos de processadores lógicos para uma única instância de sistema operacional. Máquinas virtuais do Hyper-V conseguem lidar com até 64 núcleos lógicos em um único host. Esses melhoramentos ajudam a assegurar melhor confiabilidade com menos bloqueios e maior paralelismo.
Para mais informações sobre o Hyper-V, consulte o site de Escalabilidade do R2.
Serviços de Rede
O conjunto a seguir contém informações detalhadas sobre produtos e recursos de rede para o Windows Server 2008 R2.
• Acesso por Fio com Autenticação 802.1X
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de tecnologia por fio 802.3.
• Acesso sem Fio com Autenticação 802.1X
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de tecnologia sem fio 802.11.
• Kit de Administração do Gerenciador de Conexões
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível do CMAK (Connection Manager Administration Kit).
• Servidor DNS
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de DNS (Domain Name System – Sistema de Nome de Domínio), que é um protocolo de resolução de nome de computador para endereço IP usado em redes TCP/IP.
• DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts)
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de DHCP.
• Guias de Rede Básica
Saiba como implantar uma rede básica do Windows Server 2008 e tecnologias e recursos relacionados com os Guias Complementares de Rede Básica.
• Proteção de Acesso à Rede
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de Proteção de Acesso à Rede (NAP).
• Central de Rede e Compartilhamento
Informe-se com o conjunto de documentação disponível para Central de Rede e Compartilhamento.
• Serviços de Diretiva e Acesso à Rede
Saiba sobre a função de servidor Serviços de Diretiva e Acesso à Rede, que permite a você instalar e gerenciar tecnologias de acesso a redes.
• Servidor da Diretiva de Rede
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de NPS (Network Policy Server – Servidor de Diretiva de Rede).
• Shell de Rede (Netsh)
Saiba como usar o Netsh para criar scripts para automatizar o gerenciamento de tecnologias de rede no Windows Server 2008.
• Qualidade de Serviço
Informe-se com o conjunto de documentação disponível para QoS (Quality of Service – Qualidade de Serviço)
• Roteamento e Servidor de Acesso Remoto
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de Roteamento e Acesso Remoto como um servidor de VPN, discado ou roteador.
• Simple Network Management Protocol
Informe-se com o conjunto de documentação disponível para SNMP (Simple Network Management Protocol).
• Telnet
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para Telnet.
• Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP)
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para TCP/IP.
• Firewall do Windows com Segurança Avançada e IPsec
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para Firewall do Windows com Segurança Avançada.
• Serviço de Nomes da Internet do Windows
Informe-se com o conjunto completo de documentação disponível para planejar, implantar e solucionar problemas de WINS (Windows Internet Name Service – Serviço de Nomes da Internet do Windows).
Desempenho e Confiabilidade
• Windows System Resource Manager (WSRM)
O WSRM (Windows System Resource Manager) é uma ferramenta administrativa do sistema operacional Windows Server que pode controlar como a recursos de CPU e memória são alocados. Gerenciar a alocação de recursos melhora o desempenho do sistema e ajuda a reduzir o risco de aplicações, serviços ou processos interferirem uns com os outros e reduzir a eficiência e as respostas do sistema.
• Monitor de Confiabilidade e Desempenho do Windows
Você pode usar o Monitor de Confiabilidade e Desempenho do Windows para examinar como programas que você executa afetam o desempenho de seu computador, tanto em tempo real como coletando dados de log para análise posterior.
O Monitor de Confiabilidade e Desempenho do Windows usa contadores de desempenho, dados de rastreamento de eventos e informações de configuração, que podem ser combinadas em Conjuntos de Coletores de Dados.
• Controlador de Eventos de Desligamento
O Controlador de Eventos de Desligamento é uma ferramenta incluída no sistema operacional Windows Vista que instrui os usuários a registrar uma razão para reiniciar ou desligar o computador. Essas informações ficam disponíveis para análise no log de eventos. Se um computador executando o Windows Vista estiver conectado a um domínio que use ferramentas de monitoramento, você pode coletar essas informações como parte do relatório de rede.
Quando o Controlador de Eventos de Desligamento está habilitado, os usuários não podem desligar ou reiniciar o computador sem fornecer um motivo. Se o computador for desligado ou reiniciado inesperadamente, ou como resultado de uma interrupção de energia ou falha de hardware, o usuário é instruído a fornecer uma razão no Controlador de Eventos de Desligamento quando o computador for iniciado.
Segurança e Proteção
Este conjunto contém informações detalhados sobre produtos e recursos de segurança para o profissional de TI projetar, implantar e manter o Windows Server 2008 R2. Para informações sobre mudanças relacionadas à segurança no Windows Server 2008 R2, consulte O Que Há de Novo em Segurança no Windows Server 2008 R2.
• Redução de Riscos e Vulnerabilidades
Recursos e tecnologias que fornecem defesas em camadas contra ameaças de softwares mal-intencionados e invasões através de uma estratégia de prevenção, isolamento e recuperação.
• Avaliação e Gerenciamento de Configuração Seguros
Ferramentas para administrar a segurança em toda uma defesa em camadas e para gerenciar ameaças constantes.
• Gerenciamento de Identidades, Controle de Acesso e Proteção de Informações
Recursos e tecnologias que fornecem uma maneira central para gerenciar credenciais e tecnologias para permitir acesso a dispositivos, aplicações e dados somente a usuários legítimos.
• Ferramentas de Segurança
Ferramentas para administrar a segurança por toda uma defesa em ca
madas.
• Tecnologias de Segurança do Windows Server 2008 R2 de A a Z
Navegue alfabeticamente por uma lista de tecnologias de segurança.
• Conjunto de Referência: Segurança e Proteção
Navegue por documentos de segurança e proteção.
• Proteção Aprimorada de Recursos de Intranet Através de NPS
O NPS (Network Policy Server – Servidor de Diretivas de Rede) é um servidor de RADIUS (Remote Authentication Dial-In User Service) e servidor de diretiva de integridade de NAP. O NPS avalia a integridade do sistema para clientes de NAP, fornece autenticação, autorização e gerenciamento (AAA) de RADIUS e funcionalidade de proxy de RADIUS.
Serviços de Mídia de Streaming
A função de Serviços de Mídia de Streaming permite a você gerenciar a distribuição de conteúdo de mídia digital ao vivo ou por demanda, inclusive Windows Media Audio (WMA) e Windows Media Video (WMV), através de redes usando interfaces administra divas no Windows Media Services 2008 R2. Saiba mais no TechCenter de Mídia de Streaming.
Serviços de Área de Trabalho Remota
A função de servidor de RDS (Remote Desktop Services – Serviços de Área de Trabalho Remota) do Windows Server 2008 R2 fornece tecnologias que permitem a usuários acessar programas baseados no Windows instalados em um servidor de terminal ou acessar toda a estação de trabalho. Com Serviços de Área de Trabalho Remota, o usuário pode acessar um servidor de terminal de dentro da rede corporativa ou pela Internet.
Os Serviços de Área de Trabalho Remota permitem a você implantar e manter eficientemente softwares em um ambiente corporativo. Você pode implantar facilmente programas de um local central. Como você instala os programas no servidor de terminal e não no computador cliente, a atualização e manutenção dos programas são mais fáceis. Quando um usuário acessa um programa em um servidor de terminal, ele é executado no servidor. Apenas informações de teclado, mouse e monitor são transmitidas via rede. Cada usuário vê apenas sua própria sessão individual. A sessão é gerenciada de maneira transparente pelo sistema operacional do servidor e é independente de qualquer outra sessão de cliente.
Organizações pode estender isso através da VDI (Virtual Desktop Infrastructure – Infraestrutura de Estação de Trabalho Virtual). A VDI é um modelo arquitetônico emergente no qual um sistema operacional cliente Windows é executado em máquinas virtuais (VMs) baseadas em servidor no datacenter e interage com o dispositivo cliente do usuário, como um computador pessoal ou cliente fino. Similar a áreas de trabalho remotas baseadas em sessão (anteriormente conhecido como Serviços de Terminal), a VDI dá ao TI a capacidade de centralizar a área de trabalho de um usuário. Em vez de uma sessão de servidor, entretanto, um ambiente completo de cliente é virtualizado dentro de um hipervisor baseado em servidor. Com a VDI, o usuário pode ter uma experiência rica e individualizada, com total controle sobre a área de trabalho e as aplicações. Contudo, essa arquitetura, embora flexível, requer significativamente mais recursos de hardware que a abordagem tradicional de área de trabalho remota baseada em sessão.
Para mais informações sobre Serviços de Área de Trabalho Remota e VDI, consulte o site dos RDS.
WDS (Windows Deployment Services – Serviços de Implantação do Windows)
A função de Serviços de Implantação do Windows do Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 é a versão atualizada e reformulada dos RIS (Remote Installation Services – Serviços de Instalação Remota). Os Serviços de Implantação do Windows permitem a você implantar eficientemente sistemas operacionais Windows, particularmente o Windows Vista e o Windows Server 2008. Os aperfeiçoamentos incluem:
• Capacidade de transmitir dados e imagens usando implantação multicast
• Capacidade de transmitir dados e imagens usando multicast em um servidor autônomo
• Não dá suporte a imagens RISETUP ou telas OSChooser
• Servidor TFTP aperfeiçoado
• Capacidade de reinicialização de rede de computadores baseados em x64 com EFI (Extensible Firmware Interface)
• Relatórios de medição para instalações
• Capacidade de implantar o Windows Vista e o Windows Server 2008
• O Windows PE é o sistema operacional de inicialização
• Instalação baseada em imagem usando arquivos de imagem do Windows (.wim)
• Um servidor de PXE (Pre-Boot eXecution Environment – Ambiente de Execução Pré-Inicialização) extensível e de mais desempenho
• Um novo formato de menu para selecionar imagens de inicialização
• Uma nova interface gráfica de usuário que você pode usar para selecionar e implantar imagens e para gerenciar servidores e clientes dos Serviços de Implantação do Windows
Para mais informações, consulte o TechCenter de WDS.